Centro Cidadania

Centro Cidadania inicia as atividades do Projeto Buscar o Futuro Valorizando as Raízes

Na última sexta-feira (08/03), o Centro Cidadania iniciou as atividades do Projeto Buscar o Futuro Valorizando as Raízes, que busca contribuir para o protagonismo feminino, a sustentabilidade ecológica e o desenvolvimento comunitário no médio sertão paraibano.
Selecionado no edital do Programa de Investimento Social do Instituto das Irmãs a Santa Cruz, o Projeto atende adolescentes, jovens, mulheres, artesãos e agricultores da Serra do Teixeira.
O objetivo é fortalecer as ações de assistência social, de igualdade de gênero, de desenvolvimento sustentável, de protagonismo juvenil e feminino, em comunidades dos municípios de Teixeira, Maturéia e Imaculada.
Em longo prazo, a iniciativa vai contribuir para aumentar a produtividade e rentabilidade das atividades produtivas, gerando oportunidades de trabalho e renda para os jovens empreendedores rurais, artesãs e “startar” pequenos negócios sociais do território. “Nós acreditamos que através da realização de ações integradas de empreendedorismo e de capacitação de agentes de instituições podemos
fazer poderosas transformações sociais e econômicas positivas nas comunidades”, afirma Francisco de Oliveira nascimento, Conselheiro do Centro Cidadania e Coordenador do Projeto.

O Projeto conta com a parceria dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios atendidos, das Centrais de Associações Comunitárias dos municípios de Maturéia e de Imaculada que atuam como articuladores dos beneficiários do Projeto.
Em conjunto com a equipe do Centro Cidadania eles já elaboraram calendários de atividades e estarão, nos próximos dias, acertando detalhes tais como locais e datas para realização de eventos e cadastro de público prioritário a ser atendido pelas diversas atividades do projeto.

Na sequência serão realizados cursos de formação em empreendedorismo, em informática básica e de melhoria de produção artesanal. Além das atividades de formação, beneficiários vão participar de intercâmbios e conhecer outras experiências de produção no Nordeste que estão fortalecendo o desenvolvimento local.
Para Lidiana Soares, participar deste projeto é o início de uma jornada de mulheres que pensam na cooperação como desenvolvimento da nossa microrregião.

“Estarmos integrados às atividades do Projeto Buscar o Futuro Valorizando as Raízes é muito importante no processo de fortalecimento das nossas instituições. Tudo isso é novo pra gente e nos motiva a lutar ainda mais para ocuparmos os nossos espaços na sociedade”.