Centro Cidadania

Acompanhe nosso trabalho nas mídias sociais

Centro Cidadania é destaque nos Melhores ONGS em 2023

O Prêmio Melhores ONGs é uma iniciativa do Instituto Doar em parceria com O Mundo Que Queremos que tem como objetivo reconhecer e premiar as melhores organizações não governamentais (ONGs) do Brasil. O prêmio que acontece de forma anual, reconhece e premia organizações não governamentais que se destacam em vários aspectos, a saber: Transparência e Prestação de Contas: As organizações devem demonstrar um alto nível de transparência em relação às suas atividades, incluindo prestação de contas financeira e governança. Impacto Social: A avaliação pode incluir a mensuração do impacto das atividades da organização na comunidade ou causa que ela apoia. Evidências de resultados positivos e eficácia são geralmente consideradas. Gestão e Governança: A qualidade da gestão interna e da governança da organização é avaliada. Isso pode incluir a eficiência operacional, a capacidade de gerenciamento de recursos e o cumprimento das normas éticas e legais. Comunicação e Engajamento: A forma como a organização se comunica com seus stakeholders e a comunidade em geral também pode ser um critério. Isso pode incluir estratégias de comunicação eficazes e engajamento da comunidade. Captação de Recursos: A forma como a organização capta e utiliza recursos financeiros pode ser avaliada. Isso inclui práticas éticas de arrecadação de fundos e a eficácia na aplicação desses recursos para atingir os objetivos da organização.

Este ano o Centro Cidadania ficou entre as 10 Melhores ONGs de Pequeno Porte do Brasil. Estar neste grupo seleto de instituições, mostra comprometimento com a causa que defendemos trazendo reconhecimento, prestígio, acesso a recursos, atração de parceiros e colaboradores, fortalecimento da imagem institucional e oportunidade de aprendizado.
Em resumo, estar entre as 100 melhores ONGs do Brasil não apenas confere reconhecimento, mas também oferece oportunidades tangíveis que podem impulsionar o impacto e a sustentabilidade das organizações sociais.

E é feito um mapeamento de centenas de organizações pelo Brasil afora. Equipes de jornalismo e de pesquisa, juntos, selecionam as melhores, baseados em critérios claros 1. O prêmio se consolida como o maior do terceiro setor brasileiro 1. Desde 2017, o prêmio reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações 2. Em 2023, o processo de seleção ocorreu em duas fases, em parceria com o Prosas, uma plataforma de seleção e monitoramento de projetos sociais

Até a minha última atualização de conhecimento em janeiro de 2022, o “Prêmio Melhores ONGs”, promovido pelo Instituto Doar, é uma iniciativa que reconhece e premia organizações não governamentais (ONGs) que se destacam pela transparência, eficácia e impacto social de suas ações. O Instituto Doar é uma organização brasileira que trabalha para fortalecer o terceiro setor, promovendo a transparência e a profissionalização das organizações sociais.

O prêmio é concedido com base em critérios como transparência, governança, prestação de contas, comunicação, captação de recursos e impacto social. As organizações inscritas passam por uma avaliação rigorosa, e as melhores são reconhecidas anualmente.